Verão e sol a pino e a preocupação dos tutores é sobre como estimular os seus gatos a beberem mais água, já que os felinos tradicionalmente, não gostam de se hidratar. Essa particularidade ocorre principalmente porque os gatos costumam obter nas suas presas ou caças, a quantidade de água suficiente para o seu organismo. 

Outro motivo está relacionado à ancestralidade dos gatos. “Acredita-se que os gatos sejam oriundos dos desertos e devido a seus ancestrais, eles realmente não bebem muita água”, explica a Dra. Renata Brunetto, médica-veterinária da Petz. 

No entanto, como a maioria dos gatos se alimenta de ração seca, e esta possui um teor muito baixo de água, é preciso estimular diariamente a ingestão hídrica dos gatos, a fim de evitar problemas de saúde como insuficiência renal, infecções urinárias e desidratação, muito comuns entre os gatos domésticos. 

Por todos esses motivos, é importante incentivar o seu amigo a beber água, bastante água. E não é tão difícil quanto parece! Essas 7 dicas vão te ajudar a estimular o seu pet a se hidratar com mais frequência nesse verão: 

1 – Invista em um bebedouro-fonte

Foto: OGato_Design

Os gatos são seres muito exigentes e podem deixar de beber água por motivos simples como o tamanho do pote da água ou pelo fato de a água estar parada, afinal, os gatos adoram água corrente. Então invista em um bebedouro-fonte para criar um fluxo de água corrente, o que é muito mais atrativo para os felinos. A veterinária Luciana Capirazzo, no entanto, alerta: “Nunca use fontes decorativas, apenas fontes próprias para pets”.

Outra vantagem dos bebedouros-fontes é que eles oxigenam a água e a fazem circular. Existem vários modelos no mercado que são ótimos, inclusive, com recipientes de polietileno BPA free, livre de bisfenol-A (um composto sintético que pode contaminar a água), e 100% recicláveis.

A grande maioria dos gatos prefere bebedouros mais rasos por causa dos bigodes, evitando assim que eles encostem nas laterais do bebedouro. Lembre-se que o ideal é ter mais de um bebedouro-fonte espalhado pela casa.

2 – Espalhe diversos bebedouros pela casa

Uma boa maneira de estimular o gato a beber água é espalhando diversos bebedouros-fontes pela casa! Dessa forma, o pet não terá que se locomover tanto quando quiser se hidratar. Além disso, você aumenta a chance de o gato lembrar que tem que beber água.

O número mínimo de bebedouros é sempre o número de gatos + 1, ou seja, se você tiver três gatos, o ideal é ter quatro bebedouros, e todos colocados em lugares diferentes da casa, para evitar conflitos entre eles. Lembre-se: quanto mais bebedouros espalhados pela casa, melhor!

3 – Ofereça água sempre fresca e corrente

Outro ponto importante para estimular o gato a beber água é oferecê-la sempre fresca. Diferentemente de outros pets, como cães, os gatos não gostam de água suja, parada ou morna. 

Especialistas recomendam trocar a água do bebedouro pelo menos duas vezes ao dia. Porém, sempre que puder abasteça o bebedouro com água fresca e atraente para o seu pet.  O ideal também é instalar um filtro junto ao bebedouro, para garantir a qualidade da água. Opte por filtros com sistema de tripla filtragem com fibra retentora de impurezas, carvão ativado e resina de troca iônica que elimina os metais pesados da água.

Gatos adoram água corrente! Por isso, muitos tutores têm o hábito de ligar a torneira para que seus pets se hidratem diretamente da fonte, mas apesar da tática funcionar, ela não é recomendada por especialistas, já que o contato da boca do bichano com a torneira pode facilitar a proliferação de doenças. Então para evitar esse problema, ofereça sempre água corrente de forma segura. 

4 – Limpe o bebedouro com frequência

Os gatos são muito higiênicos. Além de cuidarem do próprio banho, eles ainda enterram suas necessidades, deixando bem claro que não gostam de sujeira! Assim, um bebedouro sujo pode ser motivo suficiente para que ele não beba água!

Além disso, um recipiente descuidado pode facilitar a proliferação de bactérias e fungos. Para evitar esses problemas e fazer o gato beber água mais vezes, limpe o bebedouro pelo menos uma vez a cada dois dias. Para isso, utilize água e sabão neutro, enxaguando e secando bem o acessório. 

No caso das fontes com filtro, a limpeza e a troca da água devem ocorrer, pelo menos, duas vezes por semana.  

5 – Coloque gelo na água ou ofereça água saborizada

Para quem fica longe de casa por muitas horas e não pode oferecer água fresca com tanta frequência, o gelo é uma boa opção. Recomendado especialmente para dias quentes, ele irá derreter aos poucos, mantendo a água fresquinha por mais tempo e despertando a curiosidade do bichano.

Outra dica bacana é saborizar a água com algumas ervas aromáticas como hortelã, alecrim ou catnip. Essas ervas podem ser colocadas em pequena quantidade na água, apenas para estimular o consumo de água e servir como uma ferramenta de enriquecimento ambiental. 

6 – Dê ração úmida como alternativa

Foto: @nenad.fotografia | Catmodels: Onyx e Nohlan | @blumenkatzen

Outra forma de fazer o gato beber água é através da ração úmida. Os sachês são mais atrativos para os bichanos, e ainda possuem mais umidade que a ração seca.Embora muitos tutores utilizem a ração úmida apenas como um petisco ocasional, especialistas reforçam que é recomendado oferecer esse produto algumas vezes por semana para o seu bichano!

Outra vantagem da ração úmida é que além do gato absorver a água desses alimentos, ficando mais hidratado, ele também acaba comendo menos, mantendo a saúde, o trato urinário e o peso ideal. 

Alimentos 100% naturais também possuem mais água e a escolha entre os dois tipos de dieta (natural ou comercial) vai depender do estilo de vida que você quer escolher para o seu pet. Por isso, sempre é importante conversar com um médico-veterinário sobre qualquer mudança na dieta do seu bichano e também saber que a oferta de alimento umedecido não descarta a necessidade de deixar água fresca e potável sempre à disposição para ele. 

Quanto a misturar água na ração seca isso não é aconselhável, já que esse tipo de ração estraga rápido e adquire uma consistência desagradável quando molhada. 

7 – Mantenha a água longe da comida

E por último, mas não menos importante: deixe a água longe da ração ou da caixa de areia! 

Os felinos são extremamente higiênicos e metódicos, fora que eles possuem um olfato em média, vinte vezes mais potente do que o nosso. Então, deixar a ração muito próxima da água pode passar a impressão de que essa água está suja ou contaminada. 

Esperamos que essas dicas o ajudem a estimular o seu gato a ingerir mais água. Porém, a melhor forma de descobrir qual é a maneira mais atrativa para o seu pet se hidratar é oferecendo várias opções diferentes para ele escolher. Afinal, os gatos são únicos, e os seus gostos e preferências também!

Fontes:

Petz – https://bit.ly/3FWRrjp 

Catraca Livre – https://bit.ly/3YMrqfv 

Gatinho Branco – https://bit.ly/3i1QdeN 

Petlove – https://bit.ly/3Wyqr0P 

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *