Existem diversos modelos de bebedouros e fontes de água para gatos no mercado. Mas a pergunta que a maioria dos tutores faz é: qual é o modelo ideal?

O fato é que os gatos não bebem a quantidade de água necessária por dia, o que pode ocasionar em problemas renais e urinários. Inclusive o mês de março é todo dedicado ao mês da prevenção renal, conhecido também como “março amarelo”. Se você quiser saber mais sobre a insuficiência renal em gatos, leia aqui.

Por isso, um ponto importante ao escolher o bebedouro do seu felino é que ele ofereça sempre água fresca e corrente. Afinal, os gatos têm mais atração pela água corrente do que pela água parada. E, embora isso não seja uma regra, você já deve ter visto o seu gatinho bebendo água do chuveiro ou da torneira, não é mesmo? 

De fato, a fonte de água ajuda o gato a se hidratar até cinco vezes mais. Por isso, opte por modelos com filtros. Fique atento ao prazo em que o filtro deve ser trocado para que a água esteja sempre limpa e escolha um modelo com motor silencioso, pois o barulho do motor pode ser um empecilho para que o gato beba mais água.  

Outro fator importante na hora de escolher um bebedouro é o material que ele é produzido. Evite materiais que possam liberar substâncias tóxicas. Procure sempre um bebedouro com BPA FREE, livre de substâncias tóxicas. Observe também a largura do bebedouro, já que os bichanos podem perder o interesse pela hidratação se os seus bigodes tocarem a vasilha. É a chamada fadiga do bigode.  

Na hora de escolher um bebedouro adequado, leve em consideração também a altura do bebedouro, para não prejudicar a coluna do felino. A altura ideal é no início do peito ou dos cotovelos. Nessa posição, o esôfago fica alinhado ao estômago, diminuindo as chances de problemas digestivos. Quando o gato bebe água com o pescoço muito baixo, ele acaba comprimindo o estômago e forçando suas articulações, trazendo desconforto e problemas de saúde no futuro. Já quando o bebedouro é muito alto, o estômago do gato fica mais alto que o esôfago, gerando refluxos e problemas digestivos. 

Antes de comprar um bebedouro para gatos, observe o tamanho correto do produto. Gatos costumam beber, em média, de 30 a 50ml de água por quilo corporal. Ou seja, um pote de água para um gato de 5kg, por exemplo, deve ter, no mínimo, 300ml de capacidade. 

Lembre de fazer a troca da água diariamente e a limpeza do bebedouro uma vez por semana. Mantenha-o em um cômodo arejado e ao abrigo do sol, longe da caixa de areia e do comedouro, pois o cheiro de ração pode confundir o gato quanto à limpeza da água. 

Tenha ainda, diversos bebedouros espalhados pela casa, principalmente se o seu gato tem algum problema renal, urinário ou simplesmente não gosta de beber muita água mesmo. 

Bebedouro OGato_Design

Foto: OGato_Design

Uma das vantagens do bebedouro automático é a praticidade, já que esse modelo não necessita de uma troca constante de água, pois consegue armazená-la em grandes quantidades. Além disso, o bebedouro automático pode ser elétrico ou inteligente e pode ser usado por felinos de todos os portes e idades. 

Pensando no conforto e na ergonomia dos gatos, OGato_Design criou o bebedouro fonte de água para gatos. O produto exclusivo, é produzido com polipropileno de alta qualidade e livre de substâncias tóxicas. 

Além disso, o bebedouro conta com reservatório com capacidade para 3 litros de água, sistema antichoque, motor silencioso com fonte econômica de 12V, sistema de tripla filtragem com fibra, carvão ativado e resina iônica contra metais pesados na água, filtro extra para reposição e acessório bica removível, que deixa o bebedouro em formato de cascata. 

Ideal para cães e gatos de todos os tamanhos e idades. Acesse o site OGato_Design e ganhe 10% de desconto na compra desse produto. 

Fonte: Buscapé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *