Este mês, o ator Anthony Hopkins emocionou os gateiros ao se despedir do seu gato Niblo, após 13 anos de convivência!! Nas redes sociais, o ator postou uma homenagem ao seu felino, em um vídeo, onde os dois aparecem juntos ouvindo a valsa “The Waltz Goes On”, composta pelo próprio Anthony Hopkins. 

Então foi inevitável a pergunta: Gatos gostam de música?

A resposta é…depende! Os gatos gostam de escutar determinados tipos de música, no entanto, sons muito fortes costumam incomodar os felinos. Segundo especialistas, os gatos podem utilizar até doze sons diferentes para se comunicar.

Não é novidade que os gatos têm um ouvido mais desenvolvido que o dos humanos, já que eles detectam sons que muitas vezes, nós humanos, sequer percebemos. O universo sonoro dos gatos vai desde um suave ronrom infantil até aos grunhidos e sopros dos adultos no meio de um conflito. Cada um deles acontece segundo uma duração e frequência, que seria a intensidade do som na sua medida, através dos hertz (Hz).

Só para se ter uma ideia, os gatos ouvem desde 30 Hz (o mais grave) até 65.000 Hz (o mais agudo), sendo que os humanos ouvem entre 30 Hz até 20.000 Hz. Isso explica porque a audição dos felinos é bem mais aguçada do que a nossa. Os sons mais agudos (perto dos 65.000 Hz) correspondem às chamadas dos filhotes pelas mães ou irmãos, enquanto que os sons mais graves (os de 30 Hz), costumam corresponder a gatos adultos em estado de alerta ou ameaçados, por isso, podem despertar inquietude quando escutados.

O miado do gato

Ao contrário do que você pode pensar, o miado do gato não faz parte do repertório comum de comunicação dele com a sua espécie. O miado é apenas um som que o gato faz para se comunicar conosco. Isso mesmo! O miado foi a forma que o gato encontrou para se comunicar com os humanos e esses sons são curtos, podendo chegar a 3 ou 6 segundos, dependendo da necessidade de serem atendidos. Geralmente o miado curto representa uma espécie de “cumprimento” do bichano. É como se ele quisesse dizer: “Oi, tudo bem?”

Já o miado longo geralmente indica que o pet está com algum incômodo. O miado alto também é sinal de alerta, pois indica que o bichano deseja atenção imediata. Já o miado baixo é um sinal de aviso, de algo mais corriqueiro. 

O ronronar costuma ser igual em todas as etapas da vida, além dos sopros e grunhidos, que geralmente indicam uma ameaça.

Existe algum tipo de música que os gatos gostam mais?

Podemos dizer que sim! Segundo um estudo realizado pela Universidade de Wisconsin-Madison, nos EUA, a música apropriada à espécie é um gênero que se baseia na vocalização natural do gato, combinada com uma música da mesma faixa de frequência. Em geral, os gatos costumam preferir músicas com ritmos constantes e sem sobressaltos. Talvez por isso, os instrumentos musicais dos quais os gatos mais gostam são a harpa e o piano. 

É possível até mesmo, encontrar alguns artistas, sobretudo da música clássica, que oferecem música específica para cães e gatos, como o músico americano Félix Pando, que fez adaptações de músicas de Mozart e Beethoven com o título de “música clássica para cães e gatos”, que podem ser baixadas na internet. 

Um sinal de que o gato gosta ou não de uma música é que ele normalmente se aproxima dos alto-falantes e fica junto deles, a ronronar. Então descubra qual é o som que o seu pet mais gosta e tente fazer com que ele seja o mais feliz possível na hora de escutar uma música. 

E lembre-se: a música pode ser uma ótima maneira de aliviar o estresse e melhorar o humor, tanto seu quanto do seu felino!

Fontes: 

Perito Animal – https://bit.ly/3BCz6qN 

Petz – https://bit.ly/3Hyr1qN 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *