O nariz do gatinho é muito potente. Ele consegue sentir um cheiro 20x melhor que o humano! E desde pequeno já utiliza esse sentido para sobreviver. É pelo olfato que os filhotinhos localizam as mamães e encontram as mamas para se alimentarem.
O narizinho do gato tem uma função especial: Não somente sentir cheiros, mas também para comunicação entre a espécie. Cada gato tem seu odor especial (que somente eles sentem) e é por esse odor que eles dizem “passei por aqui” ou “esse território é meu”.
Pelo fato de o gato ter o olfato extremamente aguçado e sensível, deve-se evitar cheiros fortes em casa como produtos de limpeza, perfumes, entre outros.
O gato ainda tem um superpoder: A presença do órgão vomeronasal. Você já viu seu gatinho cheirar algo e ficar de boca aberta? Isso se chama reflexo de Flehmen. Ao abrir a boca, esse órgão permite que o gato sinta o cheiro de forma mais específica. Esse órgão está localizado atrás dos dentes incisivos, por isso o gatinho abre a boquinha.
É também pelo órgão vomeronasal que gatos machos encontram gatas fêmeas no cio, e também localizam outros animais por perto.
O olfato do gato é muito apurado tanto para perceber o ambiente ao redor quanto para os momentos de caça!
Gostou do conteúdo? Deixe sua resposta aqui nos comentários 😉