Escovar os dentes do gato é um hábito necessário para manter a saúde bucal do seu pet e evitar doenças odontológicas, melhorando a qualidade de vida dele. ”A gengivite e a formação da placa de tártaro são dois dos problemas mais comuns relacionados à falta de higiene bucal nos gatos”, explica o médico-veterinário, Dr. Igor Hulewics Nemtzoff. “Há, ainda, a reabsorção dentária, que é uma inflamação na região da boca que causa a fragilização e até mesmo a perda dos dentes”, completa o especialista. Por isso, acostumar o seu gato à escovação diária é essencial.
Faça da escovação um hábito
Apesar de muito limpinhos, os gatos morrem de medo de água e, às vezes, não gostam de ser higienizados com frequência. Por isso, quanto mais cedo você fizer da escovação um hábito, melhor para você e para o seu pet, já que ele não vai oferecer tanta resistência na hora dessa higiene.
Você pode começar fazendo carinho no gato até que ele esteja bem relaxado. Procure realizar a escovação em um ambiente tranquilo, para que ele possa associar a escovação bucal a um momento de prazer, relaxamento e de carinho com o seu tutor. Você vai perceber que, à medida que o pet for ganhando mais confiança, a escovação será mais fácil e completa.
Comece a escovação por etapas e estabeleça uma frequência
Não vá direto pegando a escova de dentes e assustando o seu gato. Comece a escovação por etapas usando primeiro o dedo envolvido em uma gaze, para massagear a boca dele. Em seguida, apresente a escova dental ou dedeiras, se preferir e o creme dental – que deve ser específico para animais. Seja carinhoso durante todo o processo de escovação.
Outra dica importante é manter uma frequência na escovação e que ela seja diária ou no mínimo, três vezes por semana. “A escovação é muito importante e deve ser diária”, afirma o especialista.
Para os gatos mais relutantes à escovação, existem no mercado, opções de produtos que limpam a boca de maneira eficaz, como enxaguantes bucais sem sabor, sprays e espumas aplicáveis com o dedo e até os tradicionais petiscos que ajudam a eliminar o tártaro.
Boa alimentação também é fundamental
Assim como acontece com os humanos, uma boa alimentação é fundamental para a saúde bucal dos gatos. Alguns petiscos além de nutrir, servem também para ajudar na eliminação de restos de alimentos que ficam entre os dentes. Por isso, ao utilizar os petiscos, escolha aqueles que estimulam a mastigação do gato e a liberação de saliva, sem machucar a boca do animal.
Não alimente o gato com comida de humanos, principalmente doces, que estimulam o surgimento de placas dentárias e facilitam a incidência de doenças periodontais. Opte por alimentos que contenham nutrientes como Zinco, Vitamina D, Magnésio e Cálcio, que são antibacterianos e combatem os agentes infecciosos, deixando os dentes mais fortes.
Acompanhamento profissional
Assim como em outros aspectos da vida do gato, o acompanhamento médico-veterinário é essencial na escovação dental do pet e deve ser constante para que o profissional avalie se a limpeza está sendo feita de maneira correta ou se será necessário algum tratamento dentário.
Lembre-se: nunca force a escovação! Isso pode estressar o pet e traumatizá-lo, tornando a higiene bucal do gato ainda mais difícil.
Fontes:
Interessantíssimo o conteúdo! Parabéns!
Já vi matérias sobre o uso do Matatabi como um aliado na saúdo bucal dos dentes.
; )
Interessante! Será que o gato vai deixar escovar? Bora tentar rsrsr
rsrsrs….sim, Edson, tem que tentar…aos poucos ele se acostuma 🙂
Obrigada, Sheila!!! 😉
Concordo plenamente com o que você disse. É bom ver alguém com opiniões semelhantes às minhas.