A resposta é sim! 😺😸😹

Mas como os gatos são únicos, eles têm o seu próprio jeito de dar risada. Diferentemente dos cachorros, os gatos sorriem discretamente e nada lembram aqueles memes de risadas escancaradas que vemos na internet.

Quando o gato está feliz, ele não mostra os dentes (isso ele faz quando se sente ameaçado) ou fica com a respiração ofegante, mas passa a emitir alguns sons com a boca fechada. Às vezes o volume é tão baixo que mal conseguimos ouvir. 

O ronronar do gato nem sempre é sinal de satisfação, mas muitas vezes pode ser que o seu gato esteja sorrindo para você, sim. Outra maneira de o gato sorrir é fechando lentamente as pálpebras, até que fique apenas uma pequena fresta. 

O que diz um estudo

Os psicólogos da Universidade de Portsmouth e Sussex, no Reino Unido, publicaram um estudo na revista Scientific Reports, chamado “O papel dos movimentos de estreitamento do olho de gato na comunicação gato-humano” em que descobriram que os gatos sorriem para os humanos, e quando as pessoas sorriem de volta, eles reagem. 

Ao todo, o estudo envolveu 45 gatos e foi dividido em duas partes, sendo que na primeira, 21 gatos de 14 domicílios diferentes foram incluídos na pesquisa, sendo dez gatos do sexo masculino e 11 gatos do sexo feminino, com idade estimada de 45 dias a 16 anos. No primeiro teste, os donos dos animais fizeram o “piscar lento” e foram retribuídos. Por sua vez, no segundo teste, envolvendo 24 gatos,  os pesquisadores, sem qualquer relação com os gatos, piscaram os olhos e esticaram a sua mão aberta e os gatos reagiram da mesma forma positiva. 

O estudo concluiu que as sequências de piscadas lentas podem funcionar como uma forma de comunicação emocional positiva entre gatos e humanos e mostrou, pela primeira vez, que é possível construir relacionamento com um gato usando uma técnica de estreitamento dos olhos com ele. “É ótimo poder mostrar que gatos e humanos podem se comunicar nesse caminho. É algo que muitos donos de gatos já suspeitavam, por isso é emocionante encontrar evidências disso”, afirmou a professora Karen McComb, da Escola de Psicologia da Universidade de Sussex, que supervisionou o estudo. 

A técnica conhecida como “sorriso de gato”

Se você quer fazer o seu gato “sorrir” para você, basta estreitar os olhos e piscar lentamente para ele. Afinal, essa ação de estreitar os olhos dos humanos gera algo popularmente conhecido como sorriso de gato – o chamado “piscada lenta” – e parece tornar o humano mais atraente para o gato. 

Segundo os especialistas, a técnica consiste em uma sequência de piscadas lentas que envolvem uma série de semi-piscadas (onde as pálpebras se movem uma em direção à outra sem fechar totalmente o olho) seguidas por um estreitamento prolongado da abertura do olho ou um fechamento total do olho.

“Este estudo é o primeiro a investigar experimentalmente o papel do piscar lento na comunicação gato-humano. E é algo que você pode experimentar com seu próprio gato em casa ou com gatos que encontra na rua. É uma ótima maneira de melhorar o vínculo que você tem com os gatos. Tente estreitar os olhos para eles como faria em um sorriso relaxado, seguido de fechar os olhos por alguns segundos. Você descobrirá que eles respondem da mesma maneira e você pode iniciar uma espécie de conversa”, afirma a professora Karen McComb, da Escola de Psicologia da Universidade de Sussex, que supervisionou a pesquisa mencionada anteriormente. 

A Dra. Leanne Proops, do Departamento de Psicologia da Universidade de Portsmouth, que  co-supervisionou o trabalho, disse: “Definitivamente não é fácil estudar o comportamento natural dos gatos, então esses resultados fornecem uma visão rara do mundo da comunicação gato-humano”.

Tasmin Humphrey, primeiro autor do estudo, disse: “Entender as maneiras positivas pelas quais gatos e humanos interagem pode melhorar a compreensão pública dos gatos, melhorar o bem-estar dos felinos e nos contar mais sobre as habilidades sociocognitivas dessa espécie pouco estudada”.

Outra curiosidade também revelada pelo estudo, é que os gatos podem ser mais sensíveis a sinais emocionais humanos de pessoas deprimidas. 

Meu gato é feliz?

Essa resposta será positiva se você puder afirmar que trata seu bichano da maneira que ele merece. Por isso, quando for comprar ou adotar um gatinho, lembre-se de que existem alguns cuidados específicos que farão ele muito feliz. 

Por exemplo, a escolha do comedouro e do bebedouro adequados, o ajudarão a manter uma postura correta durante a alimentação, evitando refluxo e outros problemas de saúde. O OGato_Design tem uma linha completa de comedouros ergonômicos para o seu gato.

Separe um tempo para brincar com o seu gato, oferecendo brinquedos que o estimulem e despertem a sua curiosidade, como as varinhas cat play ou cat joy do OGato_Design. Além disso, ofereça a ele petiscos saudáveis como o catnip . E lembre-se de manter a caixa de areia limpinha e de consultar regularmente um médico-veterinário para cuidar da saúde do seu bichano e deixá-lo ainda mais feliz. 

Fontes: 

https://bit.ly/3DIEyK3

https://go.nature.com/3U9bHUt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *