A resposta é sim, mas com cautela!!! 😕😦
Isso porque existem algumas plantas que são tóxicas e até mesmo fatais para os nossos bichanos, por isso, o cuidado e a preocupação são válidos. Mas afinal, quais plantas são perigosas para os gatos? Quais são indefesas e quais eles podem consumir?
A atração dos gatos pelas plantas é um comportamento comum em felinos, já que a sua natureza tem por hábito, ocupar locais cheios de vegetação e árvores. Os gatos se sentem atraídos para esfregar seus corpos nas plantas, deixando marcações odoríferas corporais para delimitar o seu território, ou ingerem as plantas pela necessidade de fibras na alimentação e para auxiliar no trânsito intestinal. No entanto, algumas plantas que são comuns para termos em casa, podem promover sérias consequências se ingeridas pelos gatos, provocando intoxicações e até mesmo a morte. Confira quais são algumas delas:
1 – Copo de Leite, Antúrio, Imbé e Costela de Adão
Essas plantas são super conhecidas e muito comuns aos humanos, mas para os animais elas possuem um alto grau de toxicidade, podendo causar dor e inchaço da cavidade oral, inflamação aguda da orofaringe, acompanhada de salivação, coceira na boca e ptialismo. Podem surgir também edemas nos lábios, língua e garganta.
2 – Espada de São Jorge
Conhecida como protetora dos lares pela crendice popular, a Espada de São Jorge contém uma substância chamada oxalato de cálcio, que é altamente tóxica, podendo causar vômito, diarréia e náuseas.
3 – Azaleia
A azaleia é uma flor altamente tóxica para os gatos podendo causar distúrbios gastrointestinais que iniciam aproximadamente 6 horas após a ingestão. Observa-se salivação, náusea e vômito. Pode ocorrer lacrimejamento, fraqueza, colapso, estupor, coma, convulsões e até a morte.
4 – Lírio
Outra planta que pode ser fatal se ingerida pelos gatos é o lírio. A ingestão dessa toxina resulta em sinais não-específicos, seguidos por insuficiência renal aguda dentro de 24 a 48 horas com alta taxa de mortalidade se não houver intervenção veterinária precoce.
No site internacional https://www.aspca.org/pet-care/animal-poison-control/toxic-and-non-toxic-plants você pode pesquisar todas as espécies de plantas que podem ser nocivas aos felinos. Caso você tenha dúvidas em relação a uma espécie de planta, basta digitar o nome científico no site, que ele mostrará se a planta é ou não segura.
E se você desconfiar que o seu animalzinho ingeriu uma planta venenosa, leve-o imediatamente ao veterinário e, se possível, leve também uma amostra ou foto da planta que ele possa ter ingerido para facilitar o atendimento.
Já plantas como samambaias, orquídeas, suculentas, bambus, girassol, pata-de-elefante, camomila e bromélias podem ser usadas tranquilamente dentro de casa, uma vez que são inofensivas aos gatos.
Quais plantas meu gatinho pode interagir e ingerir?
Algumas plantas podem ser benéficas para a saúde e bem-estar comportamental dos gatos, enriquecendo o sistema olfativo dos felinos. Gramíneas como as plantinhas que crescem da germinação do milho-de-pipoca, grão-de-trigo e alpiste, podem ser oferecidas para ingestão, auxiliando na expulsão de bolas de pelo que podem ficar presas no sistema digestivo dos gatos, causando incômodo e podendo provocar complicações respiratórias e gastrointestinais.
Outras ervas aromáticas podem ser oferecidas disponíveis no ambiente para a interação dos gatos como: erva-do-gato (catnip), hortelã, alecrim, manjericão, sálvia, erva-cidreira, entre outras. Os aromas destas ervas promovem estimulação ao olfato, podendo gerar reações ativas nos bichanos, engajando-os a brincar ou esfregar o corpo, promovendo marcações corporais.
Deixe sempre as plantinhas que seu gatinho pode interagir e/ou ingerir próximas aos locais de passagem dele, em ambiente fresco e arejado. Caso não identifique que seu gatinho esteja interagindo, alterne a localização ou estimule-o auxiliando a exploração durante momentos ativos e de brincadeiras.
E antes de comprar uma nova espécie de plantas, cheque os riscos que elas podem gerar para o seu animal. Além disso, mantenha seu pet bem alimentado, hidratado e relaxado, assim você evita que ele procure comer alimentos não permitidos.
O que fazer quando os pets destroem as plantas?
Nesse caso, a alternativa mais óbvia, porém eficaz, é tirá-las do alcance dos gatos. Isso pode ser feito elevando as plantas do chão com tripés, ou colocando-as no teto, já que eles não terão onde se apoiar para escalar as plantas.
Usar plantas de cheiro forte é outra alternativa para afastar os pets. Manjericão, alecrim e boldinho são exemplos de plantas que não são tóxicas para gatos e ainda ajudam a afastá-los das plantas no geral. Por causa do cheiro intenso dessas plantas e o olfato aguçado dos animais, eles costumam se manter afastados delas e como bônus extra, você também afastará os insetos.
Então, o que você achou das nossas dicas? Esperamos que elas sejam de grande ajuda para você. E caso você tenha gostado deste texto, te convidamos também a acessar o nosso perfil no Instagram para ficar por dentro das novidades e adquirir produtos exclusivos como grama de gato e catnips.
Fontes:
WellFelis – https://bit.ly/3VssxhF
EM Empreendimentos Imobiliários – https://bit.ly/3TYPVCw
Zurich – https://bit.ly/3EZnGPH