Que os gatos são seres misteriosos e independentes todo mundo já sabe, mas, e quando se trata de sentimentos? Como saber se o gato realmente ama o seu dono?

Antes de entender os sentimentos do gato por você, é importante entender como o gato o vê. Segundo o biólogo e autor do livro “Cat Sense”, os bichanos enxergam os humanos como semelhantes e não mudam o comportamento quando estão perto dos humanos. Diferente dos cachorros, por exemplo, os felinos têm atitudes e comportamentos parecidos dos que exercem quando estão diante de outros gatos. Em outras palavras, para o seu gato, você faz parte do bando. 

Outro ponto é que os gatos precisam estar acompanhados para se sentirem confortáveis e seguros. Por esse motivo, eles escolhem companheiros para viver. Dessa forma, eles escolhem um tutor, um guia, uma pessoa ou várias, como referências para seguir. 

Portanto, pode acontecer de um gato não se sentir à vontade em casa ou com os membros de uma determinada família. Se isso acontecer, pode estar certo de que ele vai sair para encontrar um ambiente mais favorável para ele. Isso é compreensível, já que nós, seres humanos, também escolhemos com quem queremos nos relacionar. 

“Os gatos têm a capacidade de nos amar, mas talvez eles não amem todas as pessoas. Amar significa, na linguagem felina, ter afeto, ter vontade de estar perto, sentimentos de amizade, de família, de buscar carinho. Um afeto desapegado, querer o bem e uma proximidade, assim como nós”, explica a veterinária e especialista em comportamento felino Larissa Rüncos. 

Como os gatos escolhem seus donos

Os gatos preferem passar mais tempo com as pessoas que sabem interagir com eles. Então, saber se relacionar com o seu gato, respeitando os limites dele é o primeiro passo para que ele possa confiar em você. 

Os gatos também associam a presença do dono com algo positivo. Ele percebe quais membros da sua família trazem ou fazem coisas positivas para ele e, automaticamente, se sente mais próximo dessas pessoas. 

Quando o gato percebe que suas necessidades fisiológicas são atendidas ele não precisa ir embora, pois sente-se confortável. E quando ele se sente em um espaço seguro, isolado de ameaças externas, limpo e bom para descansar, então este passa a ser o seu território.  

O que fazer para o seu gato gostar de você

Antes de tudo, observe o comportamento do felino quando está perto de você. Se ele se mostrar arisco, provavelmente você está sendo afetuoso demais! Como assim?

Os gatos são independentes e é muito importante sabermos respeitar isso. Portanto, querer acariciá-los quando eles preferem ficar sozinhos, ou querer brincar com eles quando estão tranquilos, vai mais atrapalhar do que ajudar nesse processo de aproximação. Entenda a linguagem corporal do seu gato para saber quando ele está estabelecendo seus limites e não ultrapasse-os. Caso contrário, o gato pode até ficar com raiva e machucar você. O verdadeiro “pulo do gato” aqui é encontrar a maneira mais apropriada de interagir com o seu felino. 

Além disso, deixe que o seu gato se aproxime de você, pois nessa hora é ele quem quer passar tempo com você e não o contrário. Aproveite esse momento para recompensá-lo com um presente como petiscos ou brinquedos. Saber o que o seu companheiro gosta e quando abordá-lo será fundamental para criar um vínculo emocional com ele. 

Como saber se o seu gato te ama

“Durante muito tempo se discutiu isso no âmbito acadêmico, mas hoje em dia sabemos que os animais amam e têm sensações e emoções primárias que todos nós temos”, explica Larissa Rüncos. 

E um estudo realizado pela Universidade do Oregon, nos EUA, em 2019, comprovou empiricamente que os gatos domésticos formam laços com seus donos e que estes são semelhantes aos criados por crianças e cães com seus cuidadores. “Em cães e gatos, o apego aos humanos pode representar uma adaptação do vínculo prole-cuidador”, explicou Kristyn Vitale, pesquisadora do Laboratório de Interação Humano-Animal da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade de Oregon. 

No entanto, enquanto na natureza ocorre o processo de desapego (quando os filhotes estão prontos a mãe começa a se afastar deles, forçando-os a se tornarem independentes), na adoção de gatos por humanos isso não acontece e a figura do tutor se torna ainda mais protetora. É por isso que os gatos sentem falta dos seus donos quando ficam longe deles. 

Outro motivo por trás desse amor dos felinos é que eles também produzem um hormônio chamado ocitocina, que é responsável por criar e manter relações de amizade e apego. 

Além do apego e da ocitocina, existem também alguns sinais de que o gato ama o seu dono. Quer ver?

Ele ronrona quando você faz carinho nele

Foto: Reprodução

O ronronar é, sem dúvida, uma das maiores demonstrações de amor do gato pelo seu dono. Isso porque o ato de ronronar para os gatos está diretamente associado ao sentimento de alegria e satisfação. 

Outra forma de mostrar amor é quando o gato se estica e mostra a barriga para você, já que esta é a área mais vulnerável dele. Isso também é um sinal de que ele se sente seguro com a sua presença. 

Roçar em você, bater com a cabeça, caminhar entre suas pernas também são demonstrações de carinho. 

Ele te oferece uma caça de presente

Foto: stock.adobe.com

Não se assuste se o seu gato chegar com um inseto em casa e o oferecer para você! Ao invés de xingá-lo, faça um carinho nele, pois, para muitos gatos, isso é uma demonstração de carinho. 

Lembre-se que esse comportamento tem a ver com costumes dos antepassados dos bichanos. Os gatos, como todos os felinos, são caçadores naturais. Toda a sua anatomia foi desenvolvida para caçar: garras retráteis, dentes afiados, patas macias, visão noturna, agilidade e flexibilidade. Todas essas características, unidas às suas habilidades, tornam os felinos ótimos em capturar outros animais. 

“Os gatos foram domesticados, ou seja, ao longo dos anos de reprodução e de modificações genéticas desses indivíduos eles se tornaram mais e mais dóceis com o ser humano, entendendo melhor a comunicação com o ser humano e convivendo melhor com ele. A domesticação levou a essa afetuosidade aumentada entre os gatos e os seres humanos”, explica Rüncos.

Hoje em dia, raramente eles comem a presa, e às vezes nem matam, mas o seu desejo é apenas o de passar seus ensinamentos de protetores para quem eles mais se importam: nesse caso, você. 

Assim, sempre que o gato largar animais pela casa, saiba que ele está agindo como protetor. Como ele já percebeu que você não tem o costume de caçar, então ele quer te ensinar o que a mãe dele o ensinou. Portanto, passe a encarar a caça como um presente. 

Ele encosta a testa ou esfrega a bochecha em você

Foto: Reprodução

Quando o gato esfrega sua bochecha ou encosta a testa em você, ele está, na verdade, liberando endorfina tanto no corpo dele quanto no seu. Nesse gesto, ele também libera óleos de suas glândulas faciais, e assim, esfregando-se em você, ele diz que você é propriedade dele. Outra maneira (menos agradável) dele fazer isso seria fazendo xixi em você. 

Ele treme ou levanta o rabo

Foto: Reprodução Pinterest

A cauda dos gatos é como um barômetro dos seus sentimentos. Quando eles estão com medo ou agitados, o rabo fica todo eriçado. Da mesma maneira, ele expressa amor quando se aproxima do dono com a cauda em pé e fazendo alguns “ tremiliques”. Na linguagem felina, isto quer dizer que ele o ama!

Para os gatos, o intercâmbio de odores é fundamental para a comunicação dos felinos, por esse motivo, quando levantam o rabo, os gatos deixam a descoberto, as suas glândulas anais, as quais produzem um cheiro identificável e único de cada gato. Portanto, o significado do rabo levantado não é meramente uma apresentação, e sim, uma demonstração de afeto, cumplicidade e de grande confiança que eles têm para com os seus donos. 

Ele faz contato visual com você

Foto: Reprodução

Os felinos guardam o contato visual para as pessoas que conhecem e confiam, como você. O laço afetivo é ainda maior quando, durante a troca de carinho, o gato suavemente pisca. Isso é o equivalente a um beijo, por exemplo. Você pode respondê-lo com uma piscadinha de volta. 

Ele senta perto ou sobre você

Foto: Reprodução

Os gatos adoram lugares quentinhos e confortáveis para dormir, como uma cama de janela ou rede de cadeira do @ogatodesign mas muitas vezes, escolhem o colo dos seus donos. Eles fazem isso para demonstrar que preferem ficar com você ao invés de ficarem sozinhos. 

Ele amassa você e te lambe ou dá umas mordidinhas

Foto: Reprodução

Não pense que o seu gato está bravo ou só quer brincar quando ele engancha as garras na sua pele ou roupa. Ele, na verdade, está demonstrando seu carinho por você. Especialistas dizem que esta atitude transporta o gato de volta a uma memória de segurança, quando ele precisava amassar a mãe para conseguir mamar. 

Outra demonstração de afeto é quando ele lambe seu cabelo ou suas orelhas. Isso significa que ele vê você como um outro felino – o maior de todos, inclusive – em seu círculo de convívio. E para ele, apenas os “gatos” especiais são dignos destas sessões de limpeza e de carinho. 

“Todos os comportamentos que os gatos têm entre eles como sinal de amor e afeto, eles demonstram conosco também. O comportamento dos gatos nos mostra diariamente que sim, eles nos amam”, afirma a veterinária e especialista em comportamento felino, Larissa Rüncos.

E o seu gato, como demonstra que te ama? Deixe sua resposta nos comentários 😉 

Fontes:

Larissa Rüncos – https://www.instagram.com/tv/CKuUtpon9rk/?utm_source=ig_web_copy_link 

Perito Animal – https://www.peritoanimal.com.br/os-gatos-escolhem-seus-donos-23208.html 

https://www.peritoanimal.com.br/os-gatos-amam-seus-donos-23279.html

https://bit.ly/3sUf18X

Pesquisa Universidade de Oregon – https://bit.ly/3uvsy7n 

Canal do Pet – https://bit.ly/2RbvUhl 

Petz – https://bit.ly/3rNBaUR 

Petcare – https://bit.ly/3mtwanp 

PetAnjo – https://cutt.ly/6cTiLMQ 

Granvitapet – https://cutt.ly/hcTi8df 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *