Se você gosta de gatos pretos, provavelmente já ouviu, em algum momento da sua vida, que eles são sinônimo de azar. Mas de onde surgiu essa lenda?

Na Idade Média, acreditava-se que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais, por isso existe a superstição de que cruzar com um gato preto é sinal de grande azar. A cor negra dos gatos geralmente também era associada às trevas, à magia negra e ao diabo. 

No século XV, o Papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabaram sendo queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria na época. Em 1233, o Papa Gregório IX, declarou que os gatos pretos eram a própria encarnação do diabo, o que aumentou a perseguição a esses bichanos. 

Considerados animais de estimação das bruxas, essa fama chegou até os dias atuais. Tanto que é muito comum ouvir histórias de sorte e azar associadas aos gatos pretos, que ainda são considerados como símbolos da sexta-feira 13 e do Halloween. Atualmente, nos abrigos de animais abandonados, os gatos pretos são os menos procurados e os que mais têm dificuldade de encontrar uma família. 

Os gatos pretos também foram muito referenciados na cultura popular, além de serem citados em textos e filmes de suspense e terror. Um dos contos mais populares é “O Gato Preto”, de Edgar Allan Poe, onde ele responsabiliza o felino por uma série de acontecimentos sobrenaturais. 

Imagem: Divulgação

O outro lado da história

No entanto, em algumas culturas, os gatos pretos já foram considerados seres sagrados, dotados de poderes místicos e associados à proteção. Na Pérsia antiga, por exemplo, havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, era a mesma coisa que maltratar um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante a sua passagem pela Terra. 

Já no Egito antigo, os gatos pretos eram tidos como deuses e eram embalsamados e sepultados da mesma forma que as pessoas, em ritos fúnebres. Entretanto, com a ascensão do cristianismo na Europa, os símbolos pagãos passaram a ser vistos com maus olhos pela Igreja Católica e, aos poucos, diferentes crenças começaram a ser abominadas, inclusive a adoração aos gatos como divindades. 

Uma figura ilustre que acreditava que os gatos pretos eram sinônimo de sorte foi o Rei Charles I, no século XVII, que tinha um gato preto como animal de estimação, contrariando todo o tipo de lenda ao redor dos felinos negros, e considerando o seu gatinho como um verdadeiro amuleto de sorte, o que foi reforçado, anos mais tarde, quando o rei foi preso e executado somente pouco tempo depois da morte do seu bichano negro.  

Imagem: Carlos como Príncipe de Gales, 1623, por Daniël Mijtens. Royal Collection.

Seres místicos?

Outro fato que faz com que os gatos pretos sejam considerados seres místicos é que, muitas pessoas acreditam que os gatos em geral, são animais que absorvem as energias ruins dos ambientes e as neutralizam, e que os gatos pretos teriam uma ligação mais forte com a natureza e o mundo sobrenatural. 

Tanto que, no mundo espiritual, os gatos pretos são associados com a pureza e são considerados excelentes protetores espirituais, capazes de realizar uma limpeza energética mais pesada nos ambientes em que vivem. 

No entanto, nenhum estudo científico comprovou essas teorias holísticas até agora, mas o fato é que sabemos que os gatos pretos não fazem mal a ninguém e que a fama de ruins não passa de mito, já que os bichanos são tão fofos e inofensivos quanto qualquer outro animal.  

Só um gato com mais melanina

O fato é que os gatos pretos são apenas felinos que possuem mais melanina que os demais e independentemente das muitas lendas sobre sua cor, hoje em dia já se sabe que todas as histórias inventadas sobre esses felinos não passam de mito, e que eles podem ser tão carinhosos, interessantes e amigáveis quanto quaisquer outros gatos. “Eles têm características específicas. A grande maioria dos gatos pretos são brincalhões e extremamente carinhosos”, explica Luciana Deschamps, médica-veterinária e presidente da ONG Felinos do Brasil. 

Portanto, não se deixe influenciar na hora de adotar um gato preto. Afinal, eles são seres especiais e merecem o nosso respeito, como qualquer outro animalzinho.  

E para quem ainda acredita que gatos pretos trazem azar, que tal rever seus conceitos e abrir o coração para esses felinos fantásticos?

Fontes:

Mega Curioso – https://bit.ly/3he1Y0S 

Significados – https://bit.ly/3fBZ06a 

Jornal da Paraíba – https://bit.ly/3UpwQdo 

Eu Sem Fronteiras – https://bit.ly/3sYLlcf 

Jusbrasil – https://bit.ly/3UbeEVc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *