Os gatos dormem no sol por prazer. Isso mesmo, eles adoram um calorzinho. E esse costume é milenar. Na verdade, é uma herança dos seus antepassados, os gatos selvagens africanos, que viviam, predominantemente, em regiões de deserto e se adaptavam ao calor.
Devido à sua ascendência, os gatos domésticos possuem temperaturas entre 38 e 39 graus, por isso, qualquer queda de temperatura causa frio nos bichanos, fazendo com que eles procurem ambientes quentes para repousar e se aquecer. Esse resquício do passado também explica porque os gatos elegem o sofá, a cama de janela, o cobertor ou a lareira como os lugares favoritos da casa e porque os gatos procuram tanto a luz do sol para se deitar.
Gatos têm hábitos noturnos
Outro motivo que leva os gatos a gostarem tanto de sol é que, em seu ambiente natural, os felinos costumam ser caçadores noturnos, o que faz com que eles durmam durante o dia para armazenar energia, principalmente usando superfícies quentes.
Assim, os gatos, em sua incrível inteligência natural, descobriram que deitar no sol ajuda a poupar sua energia e armazenar forças para caçar à noite. Basicamente eles entenderam o conceito de energia solar e tiraram proveito dela.
Embora os gatos de hoje não sofram com o frio noturno e não precisem gastar a energia caçando à noite, os hábitos milenares deles não foram perdidos.
Efeitos benéficos do sol nos gatos
Para se ter uma ideia da importância dos raios solares nos gatos, separamos alguns benefícios dos banhos de sol na vida do seu gato:
- Produção de vitamina D
Todos os mamíferos precisam absorver os raios solares para produzir a vitamina D, tão importante para o bom funcionamento do organismo. O mesmo acontece com os gatos, embora neles, a absorção de vitamina D seja bem menor, uma vez que os pelos dos gatos bloqueiam os raios ultravioleta, que só são ingeridos quando os bichanos se lambem.
Por isso, boa parte da vitamina D ingerida pelos gatos vem da alimentação deles e inclui alimentos como carnes, vísceras, peixes e frutos do mar. As rações úmidas, como patês em lata e sachês, também ajudam a complementar essa vitamina no organismo do gato.
- Evita doenças neurológicas
Doenças neurológicas como: depressão, ansiedade e agitação podem ser evitadas com banhos de sol frequentes. Isso porque os gatos relaxam nesse período e se sentem renovados.
3. Deixa o gato “feliz”
A exposição solar deixa seu gato literalmente feliz. Isso acontece porque os raios solares estimulam o hormônio da felicidade.
4. Evita doenças de pele
Embora os gatos sejam animais higiênicos, muitas doenças de pele podem prejudicar o animalzinho. Porém, a luz solar ajuda a proteger a pele do seu gato, uma vez que muitas bactérias que causam doenças de pele, como a sarna, são sensíveis à luz solar.
Mas, quando o sol faz mal aos gatos?
Já vimos que o sol faz muito bem aos felinos, no entanto, quando eles ficam expostos ao sol de forma excessiva, eles podem sofrer problemas como insolação, desidratação e até queimaduras.
No caso da desidratação, a melhor maneira de evitar isso é oferecendo água com frequência para o seu gato beber e, principalmente, antes e depois de sair para tomar sol. Por instinto, os bichanos preferem água corrente. Então opte por bebedouros para gatos.
Já a insolação e as queimaduras solares podem acontecer em animais que já sofrem de alguma doença na pele ou devido a cor da sua pelagem. Gatos brancos, por exemplo, não possuem pigmentação suficiente para se proteger dos raios UV e são mais propensos a queimaduras.
Por isso, se você vive em apartamento, o ideal é levar seu gato para passear antes das 10h da manhã e a partir das 16h em dias quentes. Além do horário, é importante proteger o seu gato com a utilização de protetor solar, principalmente nas regiões sem pelos. Existem várias opções de filtro solar para gatos no mercado, como os protetores produzidos com manteiga de karité e os cremes com proteção de 30 FPS.
Para gatos idosos ou filhotes, o cuidado é ainda maior, evitando que o animal fique exposto ao sol por muito tempo. Lembre-se que o sol é um excelente aliado da saúde e bem-estar dos gatos, mas em excesso, esse hábito também pode trazer muitos prejuízos para a saúde do seu animalzinho.
Fontes:
Donna Mundo Pet – https://bit.ly/3Ty1nop
Apaixonados por quatro patas – https://bit.ly/3EsZXHD
Love Ferplast – https://bit.ly/3Eqhe3X
Sou Gato – https://bit.ly/3Abdz7D
Gatinho Branco – https://bit.ly/3hAMIeH
Foto capa: @nenad.fotografia
CatModel: Nohlan @blumenkatzen
Produto: cama de janela @OGato_Design